Pratos criativos e inovadores apresentados na Feira da Dieta Mediterrânica (c/ receitas)
O projeto Revitalgarve, entre diversas ações realizadas no decorrer da X Feira da Dieta Mediterrânica, promoveu um conjunto de demonstrações gastronómicas ao público presente no Mercado da Ribeira, em Tavira. Em sessões sempre muito participadas, todos os que estiveram presentes tiveram oportunidade de provar cada prato e avaliar a experiência degustativa, através de uma grelha de pontuação.
As demonstrações estão inseridas nas atividades de investigação do projeto, recorrendo a uma grande variedade de produtos alimentares e riqueza gastronómica, com grande ligação à Dieta Mediterrânica.
A promoção destes recursos endógenos, de excecional qualidade, muitas vezes pouco valorizados e esquecidos, contribui para o aumento do seu consumo localmente e para a adesão à Dieta Mediterrânica, considerada um dos padrões alimentares mais saudáveis e ambientalmente sustentáveis, e desde 2013 reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Estufado de Ovelha Churra Algarvia com esmagado de Batata-doce e Churritas
A primeira demonstração gastronómica promovida pela parceria foi o "Estufado de Ovelha Churra Algarvia com esmagado de Batata-doce e Churritas". Este prato foi preparado pelo Chef Rui Cristino, formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, e por Manuel Serra, investigador da Universidade do Algarve.
"Churrita" é um preparado de carne de Ovelha Churra Algarvia desenvolvido no âmbito do projeto Revitalgarve, que através de atividades de I&DI pretende valorizar o consumo de produtos da região.
As "Churritas" são suculentos pedaços de preparado de carne de ovelha churra Algarvia, cozinhados em lume brando até atingirem a perfeição, absorvendo uma rica combinação de ervas aromáticas e especiarias que realçam o seu sabor natural. A base do molho, cuidadosamente reduzida, equilibra a acidez do tomate com a suavidade do vinho, resultando numa sinfonia de sabores que aquecem a alma.
Salada de Cavala Cítrica em Concha de Alface com Tártaro de Tomate
A segunda demonstração no âmbito do projeto foi a "Salada de Cavala Cítrica em Concha de Alface com Tártaro de Tomate", prato onde é utilizada a cavala, umas das espécies de peixe mais abundantes na costa portuguesa.
É um produto suculento, com qualidade nutricional elevada, e pode ser confecionada de diversas formas, sendo ainda bastante económico. A receita é do Chef Rui Cristino, formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António.
Empadão de grão com Ragu de Cogumelos
Ao terceiro dia do evento, foi realizada nova demonstração gastronómica pelo Chef Rui Cristino. O formador, desta feita, apresentou ao público presente um "Empadão de grão com Ragu de Cogumelos". Destaca-se, nesta receita, a utilização do grão-de-bico, uma leguminosa muito utilizada na dieta mediterrânica e que é rica em proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta.
Arroz Caldoso de presunto com figos grelhados e amêndoa
A última demonstração gastronómica do ciclo de apresentações de pratos inovadores no âmbito da Feira da Dieta Mediterrânica foi o "Arroz Caldoso de presunto com figos grelhados e amêndoa.
Nesta receita do Chef Rui Cristino, predomina o figo e as amêndoas, dois produtos endógenos do Algarve e muito utilizados na sua gastronomia. São boas escolhas nutricionais quando consumidos ao natural, devendo ser esta a forma preferencial de consumo. O figo caracteriza-se por apresentar uma boa quantidade de fibra, antioxidantes naturais e alto teor de potássio. A amêndoa, por sua vez, é um produto muito versátil, rico em gordura insaturada, fibra, vintamina E, e diversos minerais, como o magnésio, fósforo e cálcio.