Universidade do Algarve promove ação de divulgação sobre secagem de figo com tecnologia solar no âmbito do Projeto Revitalgarve

No passado dia 10 de setembro, decorreu no Departamento de Engenharia Alimentar do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve uma ação de divulgação e capacitação inserida no âmbito do estudo "Secagem de Figo (cultivar Côtea) em Protótipo de Secador Solar", integrado no Projeto Revitalgarve – Linha de Ação 7.2 – Conhecimento, Atividade 1, Tarefa 2.
Esta iniciativa surge no contexto do trabalho de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i) do Projeto Revitalgarve, focando-se na valorização de produtos alimentares da região do Algarve, com especial destaque para os produtos provenientes do pomar tradicional de sequeiro. O projeto centra-se na utilização de tecnologia para a melhoria do processo de secagem do figo da cultivar tradicional Côtea, recorrendo a um protótipo de secador solar.
O objetivo principal da investigação é comparar o desempenho deste novo método com a secagem tradicional em esteira. A utilização do secador solar permite a secagem em ambiente controlado (temperatura e higiene), em menos tempo, com menos trabalho e, esperamos, uma melhoria nas características sensoriais do produto final.
Apesar de a investigação ainda se encontrar em fase de testes experimentais, o coordenador do projeto aceitou o desafio lançado pela Eng.ª Ana Arsénio, técnica da Câmara Municipal de Loulé, e organizou esta ação para dar a conhecer os objetivos do estudo, mostrar o funcionamento do secador solar e partilhar alguns resultados preliminares.
A sessão contou com a presença de 17 participantes, incluindo técnicos da autarquia, produtores locais, o coordenador do projeto, duas investigadoras e duas técnicas de laboratório da Universidade do Algarve, e a bolseira que integra a equipa do projeto. Para além da componente técnica da secagem, foram também abordados temas relevantes relacionados com a produção de figo (seco) no Algarve, uma prática tradicional que se pretende inovar e valorizar.
Esta iniciativa reforça o compromisso do Projeto Revitalgarve e da Universidade do Algarve em apoiar a inovação e, assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável dos recursos locais, através da transferência de conhecimento e da colaboração com entidades públicas e produtores.