Sessão de Encerramento e Apresentação dos Resultados do projeto Revitalgarve

05/12/2025

No passado dia 28 de novembro, a CCDR Algarve, I.P. promoveu a Sessão de Encerramento e Apresentação dos Resultados do projeto Revitalgarve, num encontro que teve lugar no restaurante Tertúlia Algarvia, em Faro, reunindo produtores, parceiros institucionais, autarcas e organizações do setor agroalimentar. A iniciativa marcou o fim de mais de dois anos de trabalho dedicado ao reforço de um Sistema Alimentar Territorial sustentável e identitário do Algarve, deixando claro que o projeto seguirá agora para uma nova fase de continuidade.

Durante a sessão, foram apresentados os principais resultados alcançados, entre os quais o desenvolvimento de quatro novos produtos alimentares inovadores – enchidos de Ovelha Churra Algarvia, um preparado de carne também de Ovelha Churra Algarvia - churritas, filetes de cavala (cru, marinado e sous vide) e figo da variedade côtea seco através de um protótipo de secador solar. Estes produtos, desenvolvidos pela Universidade do Algarve, pretendem valorizar recursos endógenos e estão a ser trabalhados com vista à sua futura integração em cantinas escolares e no canal HORECA.".

Outro dos marcos do Revitalgarve foi a constituição da Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA), que à data ultrapassou os 100 pedidos de adesão produtores primários e transformadores do setor alimentar da região. A apresentação destacou igualmente a criação e registo da marca "saborear o ALGARVE", que passa a identificar e valorizar os produtos desta rede, reforçando a sua visibilidade e ligação ao território.

A sessão permitiu também apresentar o trabalho desenvolvido na valorização do consumo local, nomeadamente através da proposta de criação de um sistema de abastecimento à restauração coletiva produtos provenientes da RPLA. Foi igualmente destacada a plataforma "Ementas Sazonais do Algarve", uma ferramenta criada para apoiar municípios e agrupamentos de escolas, permitindo planear ementas alinhadas com a Dieta Mediterrânica, prever necessidades de consumo e, no futuro, coordenar essas necessidades com a capacidade de produção regional. Adicionalmente, foram divulgados os resultados do mapeamento dos mercados do Algarve, da inventariação dos recursos agrícolas, pecuários e piscícolas e da implementação de soluções tecnológicas inovadoras, especialmente na área da pecuária extensiva, com novos modelos de gestão de pastoreio, em situação de sequeiro, contributos para melhorar o conhecimento e encontrar soluções para a adaptação às alterações climáticas desta atividade nestes territórios.

Embora esta fase financiada pelo PRR se conclua em breve, a parceria já prepara candidaturas futuras, trabalhando na continuidade deste trabalho. O objetivo passa por reforçar a RPLA, consolidar a marca "saborear o ALGARVE" e aprofundar estratégias que promovam o consumo local e valorizem os produtos identitários da região. Nesta nova etapa, a articulação com as entidades locais, incluindo os municípios, poderá desempenhar um papel determinante na dinamização das soluções criadas e na sua integração no território.