Revitalgarve na XI Feira da Dieta Mediterrânica

11/09/2025

Entre os dias 4 e 7 de setembro de 2025, Tavira acolheu a 11.ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, evento de referência na valorização do património alimentar e cultural do sul da Europa. Reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Dieta Mediterrânica foi celebrada através de um programa diversificado que incluiu concertos, mercados, oficinas, exposições, demonstrações gastronómicas e debates, atraindo milhares de visitantes.

O projeto participou em três momentos chave durante o decorrer da Feira:

Seminário "Inovação e Sustentabilidade na Dieta Mediterrânica"

O seminário teve lugar a 5 de setembro no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), reuniu investigadores, técnicos, produtores, associações e decisores públicos, com o objetivo de objetivo divulgar os resultados de 9 projetos PRR cujos trabalhos estão relacionados com a Dieta Mediterrânica, partilhar boas práticas, criar pontes entre projetos e territórios, e contribuir para uma agricultura mais inovadora, resiliente e sustentável, e claro, alinhada com os princípios da Dieta Mediterrânica.

O Revitalgarve integrou esta sessão partilhando as atividades e resultados do projeto, dando ênfase às atividades de I&D+I para valorização dos produtos alimentares da região do Algarve provenientes da pecuária extensiva, pesca sustentável e pomar tradicional de sequeiro. Em destaque estiveram as atividades desenvolvidas no âmbito dos modos de produção sustentável, da Rede de Produtores Locais do Algarve e da marca "Saborear o ALGARVE", enquanto iniciativas que fortalecem a identidade regional e os circuitos curtos de comercialização.

Visitas de Campo e Provas de Produtos

O Revitalgarve promoveu também três visitas de campo com provas de produtos locais em explorações agrícolas de Tavira (Coleção de Fruteiras Tradicionais do Algarve – CEAT, Unidade de Produção Primária do Sr. Eduardo Martins e Quinta dos Eventos) com o objetivo de aproximar a comunidade da realidade agrícola e alimentar da região. Estas visitas contaram com a participação de cerca de 50 pessoas, entre técnicos e público em geral.

Divulgação do projeto no Stand do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CCDM)

Durante os quatro dias da feira, o projeto esteve representado no stand do CCDM, participou na exposição dos PRR com um poster desenvolvido no âmbito do seminário, e desenvolveu atividades com o objetivo de divulgar as suas atividades e objetivos.

O stand registou uma elevada afluência, demonstrando o interesse pela Dieta Mediterrânica e por soluções inovadoras que promovam os circuitos curtos agroalimentares.